29 março 2006

Google - Vista do Satélite


Amarantinos espertos!

Ainda bem que os Amarantinos não se deixam enrolar com facilidade, senão teríamos hoje a bela ponte Romana transformada em caixote do lixo ou na melhor das hipóteses com uma passadeira rolante!

Isto vem a propósito das fotos que documentam este Post.

Elas documentam a pobreza de espírito e o analfabetismo cultural e estético de um tal Avelino cujas qualidades de dar pontapés em mesas e cadeiras é bem conhecida.

Documentam com toda a objectividade o estado em que o Concelho do Marco de Canavezes ficou com a passagem de determinadas “personalidades”.

Poderão alguns dizer que a culpa é do construtor. Não é. O desgraçado devia ser analfabeto encartado e viver no meio do lixo, por isso o devemos considerar inimputável e aí a responsabilidade recai sobre quem passa licenças a este tipo de gente!

Poderes públicos mixordeiros!

Parafraseando um muito antigo anúncio da “Pasta Medicinal Couto”, palavras para quê? São artistas portugueses em plena actividade com toda a complacência dos poderes instituídos!

Façamos um pouco de história “moderna”.

Esta construção que aqui se vê começou a ser construída no tempo dum tal Avelino presidente da infeliz Câmara Municipal do Marco. Como se pode ver, está em total infracção com todas as leis que regulamentam os Monumentos Nacionais. Está bem à vista mas as autoridades públicas são cegas, demasiado bem pagas para aquilo que fazem. Nada.

Para adornar a coisa há que dar-lhe um tom futebolístico e arregaçar as calças porque esta gente não usa calções e se calhar nem cuecas e toma banho uma vez por ano se forem empurrados1

Entretanto cai a ponte (a outra) e “turistas” eram mato. Até vieram uns Governamentais que devem ter visto aquela coisa e como estão todos metidos no mesmo saco lá devem ter dado um cochicho de orelha – Olha lá vê se consegues disfarçar aquela merda que está ali senão ainda temos que a deitar abaixo! – Era o que deveriam ter feito, mas como a merda é a mesma, lá se contentaram com uns arranjinhos. Só que os arranjinhos só enganam os parolos, e disso temos muito por aí!

Para completar e como a merda ainda era pouca e soluções viáveis a preços razoáveis não se vislumbravam, há que completar a porcaria, vai tudo pró Tâmega. Aquilo consegue ver-se do Satélite do Google, mas qual quê, as autoridades são CEGAS e ainda se queixam que ganham mal !!!!!!!!!!



2001 - Vista da margem direita



2004 - Vista da margem direita

2004 - Vista da margem direita

2005 - Vista da margem esquerda

28 março 2006

Câmaras Municipais para quê?

Ao criar este Blog procuro dar um pouco de dinamismo à região que envolve Entre-os-Rios.

Sendo o Ponto de Encontro de três Concelhos com muitas tradições desconhecidas da generalidade dos seus habitantes e por maioria de razão, dos Portugueses em geral, pareceu-me ser, não só pelo facto de aqui ter uma residência, mas também por me parecer que já é tempo de dizer aos grandes centros do Poder e dos Interesses que o Povo “descentralizado” existe e quer ser ouvido!

Pelas buscas que tenho feito na Net verifiquei já que não vai ser uma tarefa fácil, mas como tempo não me falta, vamos ver no que isto vai dar!


Para 1ª observação é só fazer uma busca num qualquer motor de pesquisa com a palavra “Entre-os-Rios” e ver-se-á que o que aparece é só “a ponte foi abaixo” com todo o choradinho habitual. Foi abaixo, foi, é lamentável mas não podemos ficar agarrados a lamechices.


Passemos ao Futuro!


Para 2ª observação encontrei alguns Blogs, uns ultra desactualizados, o caso de “CENTRO DE SAUDE DE MARCO DE CANAVESES” e de “Novas do Vale do Sousa”. Fechem e não digam nada que ninguém dá por ela, outros “mexem” só com “política de trazer por casa”, não dizem nada que se aproveite e são assim como “Mulheres de Soalheiro”, como as eleições já se foram também entraram em hibernação e foi o que fizeram de melhor. O único que encontrei que me parece preencher os requisitos bastantes é o “Sobreira.net”.


3ª Observação e esta com muita gravidade, pelo menos no meu ponto de vista (também tenho direito a ele).


As CÂMARAS MUNICIPAIS em geral.


Se visitarmos os seus Sites logo nos apercebemos que estão voltadas para dentro, são autofágicas, e em que medida!

Parece que criaram uns Sites encomendados para fazer crer às populações que estão na crista da onda, mas não estão. Estão a anos-luz da realidade moderna, evolutiva e participativa!


Estudemos um caso:

Como neste Blog já foi notícia antecipada e também em cima do acontecimento, deu-se a inauguração do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios. Só quem é cego, surdo e mudo não se terá apercebido que o novo Quartel constitui para toda a região uma importante obra, não só pela utilidade do mesmo mas também porque alberga as mais exemplares instalações deste género como também fica equipado com moderno e capaz equipamento. Façam uma viagem pelos Sites das Câmaras a quem tudo isto poderá ser de inestimável utilidade e vejam o que dizem. Mas mais grave, sendo no Concelho de Penafiel, Câmara de Penafiel nem nada!

Sites Concelhios para protagonizar os políticos?

As informações que trazem são sem dúvida úteis, mas não conduzem à participação, ao diálogo a nada.

Não respondem, não conduzem à auto-estima dos Munícipes, são meras caixas informativas e publicitárias. Não promovem o desenvolvimento inter Social, pugnando, criando centros de desenvolvimento cultural ou do conhecimento.

Estarão à espera que os Governos atribuam às Juntas de Freguesia as faladas Internets?

Sentem-se!


27 março 2006

Finalmente Aconteceu

Hoje dia 26 de Março de 2006 ficará na memória de muitos.

Finalmente os Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios teem um novo Quartel.
Pela vontade, esforço, sacrifícios de toda uma Direcção liderada pelo Presidente Fontes, foi possível construir aquilo que muitos julgavam impossível.

A Obra está aí.

Esta semana culmina com a transferência para uma nova direcção, segundo ouvi, agora de Drs, vamos ver se estão à altura daqueles que durante vinte anos deram o melhor de si, pondo ao serviço das populações todo o seu saber!

Bem aja à Direcção que sai e felicidades à que agora toma posse.

Momento Único

Toda a Corporação dos Bombeiros Voluntários faz a caminhada do velhinho, estreito e anquilosado Quatel para as novas instalações.

Na frente toda a direcção encabeçada pelo Presidente Fontes transportando os símbolos desta Corporação humanitária e de Voluntários.


Momentos para a posteridade

Os novos Recrutas preparam-se para entrar pela primeira vez no novo Quartel

Prefilando-se frente à sua nova casa

A foto de Família

O Povo de Entre-os-Rios aderiu em massa ao acontecimento

Homenagem ao Bombeiro Voluntário



Hastear das Bandeiras pela Direcção dos Bombeiros

O Presidente Fontes a entregar medalhas comemorativas

Um dos Valorosos Voluntários homenageado

26 março 2006

O Passado e o Presente


O velhinho Chevrolet com mais de 50 anos, ainda em bom estado, mas já não chega para as "encomendas". Uma relíquia inestimável.Ao lado daquele que durante muitos anos serviu para "apagar" fogos, de anbulância, de transporte está agora a mais moderna aquisição dos Bombeiros de Entre-os-Rios


Um parque de viaturas novinhas em folha que irá ser muito útil não só a Entre-os-Rios mas também a toda a região

Até mesmo o Douro e o Tâmega não foram esquecidos

22 março 2006

Via Rápida

As obras da Via Rápida que irá ligar o lugar de S. Sebastião à nova ponte H. Ribeiro estão a acontecer a bom ritmo. Esperemos que estejam prontas antes do Verão em conformidade com o prometido!



Maquinaria não falta
Barracas dos Engenheiros "secos"
Barraca dos Engenheiros "molhados
Injectando cabos de aço


Aço qb



Antes e Depois!

Para aqueles que já não veem a Entre-os-Rios há uns anos, como parece ser o caso do Anibal Jorge na Suiça, estão aqui três composições do meu arquivo (antigas tenho poucas), que comparam algumas situações do Antes e Depois.



20 março 2006

Capela de S.Miguel

Nos arredores de Entre-os-Rios, na localidade de Eja, com vistas sobre o Tâmega e Douro, podemos visitar (pelo menos no exterior), um monumento Romano. Muitos outros poderiam ser apreciados não fosse a incúria e desinteresse dos responsáveis ao longo dos anos. Afinal parece que só para as grandes cidades as/os ministros da "coltura" teem olho!
Nas pequenas aldeias e vilas deste "outro país" não existem cadeirões confortáveis para discutir o sexo dos anjos!

Capela de S. Miguel

A Capela mergulhada na vegetação

Vista do cais do Torrão

Vista da vizinha Freguesia do Torrão

15 março 2006

Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios

Quartel dos Bombeiros

Exterior do Quartel

Frente para a estrada Nacional E.Rios-Penafiel

Vista da Frente Principal

Vista sobre o Rio Tâmega

A inauguração do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios é já no próximo dia 26 de Março.

Estão de parabéns todos os Bombeiros Voluntários, particularmente os de Entre-os-Rios.

Por antecipação à inauguração e pela mão do Presidente Fontes tive a oportunidade de fazer uma visita guiada às novas instalações.

Conforme é visível nas fotos, o novo quartel, para além de estar implantado num local com umas vistas magníficas sobre o Rio Tâmega e Douro, poderia dizer tratar-se mais de uma Pousada, dados os cuidados visíveis com o arranjo urbanístico envolvente e pelo gosto e o cuidado posto nos trabalhos de execução.

Ao Presidente Fontes os meus parabéns.

Bombeiros Voluntários (2)


As instalações do novo Quartel são sobriamente requintadas, eficientemente delineadas com vista a dar aos Voluntários desta Corporação o gosto, o prazer de ali fazerem um local de convívio alegre e saudável.

Sala de Comando

Gabinete Médico

Cafetaria

Sala de reuniões da Direcção

Outras Mensagens