28 março 2006

Câmaras Municipais para quê?

Ao criar este Blog procuro dar um pouco de dinamismo à região que envolve Entre-os-Rios.

Sendo o Ponto de Encontro de três Concelhos com muitas tradições desconhecidas da generalidade dos seus habitantes e por maioria de razão, dos Portugueses em geral, pareceu-me ser, não só pelo facto de aqui ter uma residência, mas também por me parecer que já é tempo de dizer aos grandes centros do Poder e dos Interesses que o Povo “descentralizado” existe e quer ser ouvido!

Pelas buscas que tenho feito na Net verifiquei já que não vai ser uma tarefa fácil, mas como tempo não me falta, vamos ver no que isto vai dar!


Para 1ª observação é só fazer uma busca num qualquer motor de pesquisa com a palavra “Entre-os-Rios” e ver-se-á que o que aparece é só “a ponte foi abaixo” com todo o choradinho habitual. Foi abaixo, foi, é lamentável mas não podemos ficar agarrados a lamechices.


Passemos ao Futuro!


Para 2ª observação encontrei alguns Blogs, uns ultra desactualizados, o caso de “CENTRO DE SAUDE DE MARCO DE CANAVESES” e de “Novas do Vale do Sousa”. Fechem e não digam nada que ninguém dá por ela, outros “mexem” só com “política de trazer por casa”, não dizem nada que se aproveite e são assim como “Mulheres de Soalheiro”, como as eleições já se foram também entraram em hibernação e foi o que fizeram de melhor. O único que encontrei que me parece preencher os requisitos bastantes é o “Sobreira.net”.


3ª Observação e esta com muita gravidade, pelo menos no meu ponto de vista (também tenho direito a ele).


As CÂMARAS MUNICIPAIS em geral.


Se visitarmos os seus Sites logo nos apercebemos que estão voltadas para dentro, são autofágicas, e em que medida!

Parece que criaram uns Sites encomendados para fazer crer às populações que estão na crista da onda, mas não estão. Estão a anos-luz da realidade moderna, evolutiva e participativa!


Estudemos um caso:

Como neste Blog já foi notícia antecipada e também em cima do acontecimento, deu-se a inauguração do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios. Só quem é cego, surdo e mudo não se terá apercebido que o novo Quartel constitui para toda a região uma importante obra, não só pela utilidade do mesmo mas também porque alberga as mais exemplares instalações deste género como também fica equipado com moderno e capaz equipamento. Façam uma viagem pelos Sites das Câmaras a quem tudo isto poderá ser de inestimável utilidade e vejam o que dizem. Mas mais grave, sendo no Concelho de Penafiel, Câmara de Penafiel nem nada!

Sites Concelhios para protagonizar os políticos?

As informações que trazem são sem dúvida úteis, mas não conduzem à participação, ao diálogo a nada.

Não respondem, não conduzem à auto-estima dos Munícipes, são meras caixas informativas e publicitárias. Não promovem o desenvolvimento inter Social, pugnando, criando centros de desenvolvimento cultural ou do conhecimento.

Estarão à espera que os Governos atribuam às Juntas de Freguesia as faladas Internets?

Sentem-se!


2 comentários:

  1. concordo totalmente, mas não sei se reparou numa noticia veiculada pelo jornal "o primeiro de Janeiro" na passada semana, onde referia que iria ser inaugurado o novo quartel dos BV de Penafiel. Agora já não sei o que é melhor, será dar noticias com teor errado ou não dar pura e simplesmente.
    Somos Portugal

    ResponderEliminar
  2. José Carlos,
    A comunicação Social deste país anda pelas ruas da amargura e está totalmente descrebilizada, portanto esse é problema deles. Não é por acaso que as tiragens baixaram, em média 14% em 2005.

    O problema aqui é que aqueles que usufruem do bem e teem meios para enaltecer as obras que os benificiam se estão nas tintas... é melhor começarmos a pensar em "dar-lhes" com o taco na cabeça para ver se acordam. Eles estão lá, e fomos nós que lá os pusemos, portanto teem de satisfazer as necessidades do Povo e não as deles ou dos amigos!

    ResponderEliminar

Outras Mensagens