20 novembro 2015

Faculdade de Eja

Francamente não sei se a rua de S. Tiago começa aqui ou acaba aqui mas o que sei é que esta rua ou pelo menos este bocado deveria chamar-se Prof. Andrade. Muitos dos seus alunos já se foram mas o Prof. deveria ser recordado como o primeiro professor da terra, o D. Afonso Henriques também já se foi e ainda é recordado 'apesar de ter sido um mau filho'.
Lamentavelmente a Junta de Freguesia fez um arranjo ou rearranjo dos nomes das ruas mas verdade que não cheguei a perceber o critério, defeito meu!
Bem...mas falemos do Prof. Andrade. A sua casa pode ver-se de relance lá ao fundo (não tenho foto melhor - para já) semi encoberta por uma em granito; foi aqui que funcionou a primeira escola em Entre-os-Rios. Quem por lá passar ainda pode ver um pequeno pátio cercado por uma pequena grade de ferro.
Esta Escola serviu até 1935 altura em que foi inaugurada a nova 'Faculdade de Eja'
Foi nesta 'Faculdade' que fiz os meus estudos como todos os meus conterrâneos da época e não só.
Dizem hoje que a geração actual é a mais 'qualquer coisa' de sempre, é bom que se saiba que os 'Doutores' que se formaram nesta 'Faculdade' em apenas 4 (quatro) anos, ainda hoje poderão dar 'coça' aos que se formaram(?) em doze anos ou mais nas actuais 'Faculdades'.

Para que conste nesta pequena historieta, refiro que naquele tempo quando o Prof. Andrade já com alguma idade e lhe custava ir à 'Faculdade' recebia os alunos em sua casa, na sala que fora, muitos anos, a primeira Escola de Entre-os-Rios e foi nesse ano de 1946 que eu entrei para o primeiro ano da 'Faculdade' e o Prof. Andrade se reformou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Outras Mensagens