31 janeiro 2007
30 janeiro 2007
29 janeiro 2007
28 janeiro 2007
27 janeiro 2007
Ruas da Minha Aldeia
Outros tempos, outras vocações. Alguns dirão: Na altura não havia Televisão!
25 janeiro 2007
Ruas da Minha Aldeia
23 janeiro 2007
20 janeiro 2007
18 janeiro 2007
17 janeiro 2007
16 janeiro 2007
Instituto de Estradas de Portugal ou os Falhados do Sistema
Entretanto quer a Câmara de Penafiel e Junta de Freguesia a quem competiria "pressionar" aquele organismo, suportado por todos nós, a tomar uma atitude, nada tem feito que se vislumbre. Pelos vistos só as moscas mudam.
Convém salientar que com apenas 3 ou 4 mil euros seria possível tornar o local tão agradável quanto já foi.
12 janeiro 2007
11 janeiro 2007
09 janeiro 2007
Para que serve uma Junta de Freguesia?
Tem um historial longínquo perdido no tempo como muitas outras aldeias e vilas do concelho de Penafiel. Mesquinhos interesses políticos de cariz pessoal e rancoroso levaram ao esquecimento desta pequena localidade até ao dia em que a ponte caiu. Altura em que todos se apressaram a lavar as mãos.
Sucessivas executivos camarários e de freguesia foram sendo eleitos sem que nenhum deles tivesse visão suficiente para o potencial deste Rio Douro e Tâmega que nos bordeja ao longo de quilómetros. A cegueira política deste concelho começa a tornar-se proverbial apesar de obras ribeirinhas em progresso que darão uma dimensão a este concelho que ele nunca teve. Apesar disso continua o deficit em intervenções mínimas.
Uma das últimas insere-se na aplicação de uma taxa, pomposamente denominada de “taxa sobre resíduos urbanos sólidos” vulgo LIXO. Tudo estaria bem se os responsáveis encarassem esta taxa de uma forma positiva e não subliminarmente como uma maneira de meter, eles também, a mão no bolso do Munícipe.
A lógica manda que se se paga a taxa há que ter contentores adequados e em quantidade adequada e nos locais apropriados. Bem, a incúria da Câmara e neste caso da Junta de Freguesia – será que existe? – leva a que muitos pagantes tenham de percorrer vastas centenas de metros em condições de terreno difíceis para fazerem uso dos tais contentores. Está claro que muitos continuam no sistema antigo. A título de exemplo: No cemitério da localidade, local onde um contentor é uma peça indispensável, o mesmo encontra-se a 100 metros e para lá chegar é necessário descer e subir uma rampa com quase a mesma distância. Vejam só as pessoas de idade a dar este passeio!
04 janeiro 2007
O Velho o Rapaz e o Burro
“O Velho o Rapaz e o Burro” é uma estória antiga cujo autor não recordo, que proliferava por todos os manuais primários do antigamente. Os intelectuais(?) do pós-antigamente retiraram essa e outras estórias e passaram a dar-nos prosa “mais”. Resultado: O pessoal não se enxerga.
Vem isto a propósito de uma zona pedonal em Penafiel com +- 100 metros.
Li postal num Blog local (Blog com auto-censura) que se insurge por terem transformado uma pequena rua e das mais antigas da cidade em zona pedonal.
Argumento principal:
Os moradores não podem deixar os carros à porta de casa.
Conheci aquela rua antes e recordo a confusão do trânsito, do estacionamento e a obrigatoriedade dos peões andarem pelo meio da rua. Todo o mundo reclamava daquela anarquia. Qualidade de vida para os moradores nem vê-la.
Todo a gente reclama a preservação das zonas históricas e muito bem, toda a gente reclama qualidade de vida e também muito bem, mas quando algum sacrifício lhes bate à porta, aqui d’El Rei.
Parece haver ainda alguns Penafidelenses dos tempos que são avivados por “A Matéria do Tempo”
02 janeiro 2007
01 janeiro 2007
PT - Comunicações
Blogs políticos, na cidade, proliferam na ânsia de incendiarem o ambiente com duvidosas virtudes. Não enxergam o que se passa no seu espaço devido a um argueiro adquirido em tempos passados. A Câmara por sua vez nada faz porque parece ser sua sina não ser diferente do passado.
Penafiel parece continuar a ser a Terra das Albardas
Outras Mensagens
-
Estamos em vias de iniciar um mês de 28 dias, ou seja Fevereiro de 2017. Invariavelmente, anos atrás, era um mês em que os rios bor...
-
Rio Paiva visto de Várzea do Douro Cais de Bitetos e Escamarão, no Rio Douro. Vistas de Várzea do Douro Várzea do Douro. Senhora da Guia
-
(Click na foto para aumentar) Panorâmica sobre a Marina na confluência do Rio Douro e Tâmega
-
Para aqueles que já não veem a Entre-os-Rios há uns anos, como parece ser o caso do Anibal Jorge na Suiça, estão aqui três composições do me...
-
Monumento ao Eng. Duarte Pacheco a quem se deve a ponte do mesmo nome. Data de 1939. Este Monumento, bem como o Parque adjacente, já teve ...
-
Infelizmente não tenho fotos deste Parque de tempos passados, mas se algum dos meus visitantes quiser ajudar, agradeço. Era bom que este Pa...